domingo, 16 de maio de 2010

As vantagens do sofrimento

Quem gosta de sofrer? Ninguém! No entanto, todos nós passamos pelo sofrimento, mesmo contra vontade. Reclamar é fácil, difícil é entender e enxergar o lado positivo do sofrimento. Mas tenho a impressão de que quando conseguirmos isto a vida se tornará mais simples e a felicidade mais palpável.

Geralmente quando estamos bem, a vida passa um pouco mais depressa. E isso se intensifica quando atingimos o que chamamos de "normalidade", que seria exatamente a rotina de uma vida estável. Então passamos a nos concentrar em nossas atividades diárias e nessa correria toda, o tempo para parar e refletir é mínimo, pois no dia-dia o que precisamos mesmo é de respostas rápidas e objetivas - O tempo voa - é o que dizem.

Só que nessa correria, às vezes optamos por caminhos errados, que nos levarão ou já estão levando a infelicidade. Mas como não temos tempo para parar e refletir entregamos tudo ao acaso, e ao invés de autores, nos tornamos vítimas de nosso próprio destino.

Enquanto algumas pessoas passam a vida inteira assim, outras são surpreendidas pelo sofrimento. Não que antes elas não estivessem sofrendo, mas é que naquele momento são obrigadas a parar e ficar conscientes da dor que estava carregando.

Então o que seria objetivamente o sofrimento? Uma parada obrigatória para a alma!Já que por si só, não pararia nem tão cedo.

Tem pessoas que assistem a um filme e isso muda a sua vida. Outras conseguem isso vendo outra pessoa sofrer. Mas muitas vezes a pressa ou a ausência de consciência de si mesmo é tanta, que é necessário que ela seja literalmente derrubada e que a queda seja realmente traumática, para que consiga parar e refletir sobre o que tem feito com a própria vida.

Por exemplo, um casamento perfeito nos primeiros meses é o que existe de mais maravilhoso, com o passar do tempo começa a ser mais ou menos, mais pra frente torna-se normal. Aí o emprego passa a ser a coisa mais importante, e ao invés de agradecer a cultivar a relação, ele prefere gastar os seus dias se estressando com as contas e os problemas do trabalho. O que acontece? Ele perde a esposa. Quando não perde os dois, a esposa e o emprego.

Dessa forma, todos esses acontecimentos dolorosos que nos chamam para a realidade, para a essência das coisas e das pessoas, e em especial a nossa, são de extrema importância. E se analisar um pouco mais além, verá que o acontecimento por si só não é ruim, ruim é como estava antes e você não havia percebido, ou seja, o ruim não foi o marido que só vivia pro trabalho perder a mulher, o ruim foi viver sem romance, sem aproveitar os prazeres da vida a dois. Perder a mulher foi a conseqüência de uma infelicidade construída, e não a infelicidade em si.

Um filho ausente, por exemplo, que vivia distante do pai, um dia o pai falece. Para ele a pior coisa do mundo foi a morte do pai. E na verdade, o pior foram os anos que ele viveu na ausência do convívio com ele e não a morte. A morte seria apenas uma conseqüência da vida. Acho que se morte fosse castigo para alguém tava complicado, porque muitas pessoas morrem todos os dias.

O que acontece, é que a morte do pai, que seria a causa aparente do sofrimento, é apenas uma oportunidade que o filho tem de rever a sua vida, e de repente começar a lançar um novo olhar sob suas prioridades.

Se ele não fizer isso, haverá outras mortes que o deixarão cada vez mais traumatizado. É claro que aprendendo ou não, as pessoas continuarão morrendo, mas a dor mais insuportável que a da perda é a do remorso.

Quando alguém que amou durante muito tempo descobre um dia que não te ama mais e decide ir embora, o que há de ruim nisso? Ah, aí você pensa que não valeu a pena porque você abriu mão disso ou daquilo... E que se sacrificou tanto... E ainda assim foi abandonado...

Bom, se sacrificou mais do que podia por alguém e isso foi tão ruim assim sobrepondo os bons momentos que tiveram, é porque a relação estava sendo péssima pra você e você não estava sendo capaz de enxergar.

Mesmo porque o término de uma relação geralmente é sinal de que não estava sendo bom pros dois ou pra um. Independente de ser para um para o outro, manter uma relação sem ser feliz ou sabendo que o outro está infeliz é tortura. Sendo a separação nesse caso não um problema, mas uma solução.

Quando alguém adoece porque se alimentou mal. O terrível não foi a doença, o terrível foi o que fez com o seu corpo até que o fizesse adoecer. A doença é a conseqüência, e muitas vezes até uma oportunidade da pessoa mudar a alimentação, o estilo de vida, ou até mesmo se atentar para questões pessoas ou afetivas que não haviam percebido.

Em todos os casos, seja de doenças físicas, emocionais ou fracassos financeiros, tudo quando vem a tona de forma brusca é pra solucionar e não pra complicar. Nós é que complicamos.

Se sofreu algum trauma, algum sofrimento que te tirou as forças e te deixou no chão, pare!

Ao invés de olhar pra cima e pedir a Deus que te levante o quanto antes, olhe pra baixo e veja o que deixou cair. Se está parado é porque precisa rever algo, voltar pra onde começou e escolher um novo caminho...

Se foi empurrado bruscamente pra essa situação é porque mereceu uma segunda chance. Se for capaz de perceber isso, quando olhar adiante novamente, verá um novo caminho e terá um novo olhar para escolher. Caso contrário, será um eterno sofredor, que usa as oportunidades de crescimento pra culpar a vida e o destino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário