quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Ou tem muita química ou... tem física!

Alguém já ouviu falar em Química? Não falo daquela matéria que estudamos no colégio, falo da “Química do amor".Segundo os adeptos, quando não existe Química, é como se não existisse afinidade de contato, atração, paixão entre o casal. E sem atração o relacionamento não teria chance de prosseguir.
Existem dois importantes fatores a serem questionados nessa teoria. Primeiro, o poder imutável da Química, e segundo, o real valor que isso tem para um relacionamento a dois.
Todos os casais que se conhecem e sentem atração no primeiro momento, permanecem fortemente atraídos para todo e sempre?
Infelizmente a resposta é NÃO!Ou seja, muitas pessoas que sentem a tal atração arrebatadora nos primeiros encontros, muitas vezes, com o tempo perdem aquele poder de atração tornando-se vítimas de sérias crises sexuais. Isso quer dizer, que nem a reverendíssima Química é capaz de garantir a eterna felicidade sexual entre um casal.
Por outro lado, existem casais que se conhecem ,não sentem a menor atração um pelo outro, mas mesmo assim, insistem em relacionarem-se e com o tempo acabam se entendendo muito bem sexualmente. Já que não é instantânea, não podemos chamar essa atração construída em longo prazo de Química, então chamaremos de física, já que está relacionada com o fator “força”(de vontade talvez...).
Já concluímos com isso, que se a Química pode acabar e a Física pode ser construída, é porque a atração entre o casal não é algo imutável. Agora vamos questionar o valor que essa dita Química tem na manutenção de uma relação amorosa.
Há quem diga que é essencial, que se não há essa atração arrebatadora é melhor nem ir adiante. Assim como, há casos em que mesmo com muita Química, o casal não consegue se entender, resumindo-se apenas a encontros sexuais. Ou seja, ter ou não ter Química, aquela atração instantânea e arrebatadora, não tem uma ligação direta com a felicidade de uma relação a amorosa. No máximo, tem um convênio com a novela das oito.
Em síntese,se existem pessoas que se encontram, acontece a Química e depois tudo acaba. Assim como pessoas que não sentem a mínima atração e depois se envolvem perdidamente,acabamos de invalidar a teoria da química!
A atração instantânea e inexplicável, como toda reação imediata e misteriosa é instigante.E as pessoas constumam encantar-se,atribuindo essa sensação a fantasias sobre o amor e a paixão arrebatadora das novelas das 8 e canções comerciais. Mas o fato é que muitas dessas relações, quando não envolvidas pelo entendimento e a cumplicidade do casal, dissolvem-se, encontrando deficiências inclusive no fator sexual.
Assim como, alguns casais que iniciam uma relação sem um grande poder de atração, ou seja, sem química, e que a princípio nem acreditam que daria certo, por não sentir algo parecido com a faltasia dos emocionantes encontros amoroso, acabam seguindo através do caminho do entendimento, uma relação amorosa e sexual bem mais feliz.
Existem sim relações que começaram sem grandes emoções e que tornam-se intensas. Assim como o contrário. Por isso talvez devêssemos esquecer essa teoria da química e criar a do Entendimento.Porque toda relação que não é envolvida pelo entendimento encontra muita dificuldade em manter-se.
Mas como endendimento e cumplicidade soa pouco sexy, as pessoas tendem a ignorar e recorrer para a fantasia das emoções imediatas.È claro que a atração momentânea pode introduzir uma relação intensa e feliz, mas isso não é o que a definirá. E mais, não existe nada que impeça que essa atração surja depois dos primeiros encontros.
Procurar compreender o outro, agradar, perceber, respeitando os limites de cada um, é a melhor forma de vivenciar um relacionamento a dois. E não existe um gesto, uma palavra, ou uma sensação arrebatadora que possa servir de código para uma relação dar certo.
O que existe é uma disponibilidade para envolver-se e perceber o outro. E isso além de garantir uma boa convivência, pode promover um bom entendimento sexual.Ou seja, essa idéia de que cumplicidade e entedimento é coisa de amiguinho é uma mera construção infundada.
A atração é um fator entre os inúmeros que um casal necessita para manter-se juntos. Mas definir que ela precisa ser instantânea, arrebatadora e no primeiro encontro, é obstáculo demais para se viver um grande amor, físico ou químico.

6 comentários:

  1. show de bola esse Site viu gigi!!

    gostei!! pena que eu não esteja mais noivo!! Senão eu ia gostar mais ainda!!!rsrsrs

    vou aproveitar a oportunidade pra me tornar seguidor do Blog! e pra convidar vc pra dar uma olhadinha no meu SITE!

    http://sites.google.com/site/musicpumpoficial/


    dá uma passadinha lá!!!

    bjos!! até mais!

    ResponderExcluir
  2. A química e a física não são capazes de definir algo tão singular como o amor. Concordo com o seu texto. A teoria do entendimento,realmente, evidencia muitas "faces",definitivas,para a tal da felicidade duradoura a dois. E condicionar uma longa felicidade à química, como você bem disse, é restringir.
    É muito bom ter por aqui quem escreva tão bem. Ainda mais sobre temas tão comuns...

    Abração =p

    ResponderExcluir
  3. Eu quero o livro mesmo, viss? ;)
    E vê se posta mais aqui.
    xero

    ResponderExcluir
  4. Gostei do blog e muito mais dos seus olhos.

    ResponderExcluir
  5. Brincadeirinha, gostei muito das matérias interessantes, valeu, falta vc colocar um contador de visitas, para vc ter idéia de quantas vezes abrem seu blog, vou divulga-lo também.

    ResponderExcluir
  6. Oi,
    passei para agradecer a visita ao meu blog
    e parabenizá-la pelo seu!
    ;)

    ResponderExcluir