domingo, 16 de maio de 2010

Ser amado não depende só de você

Quem nunca se esforçou ou se esforça ainda hoje para ser amado, valorizado, respeitado...E mesmo assim foi ou está sendo abandonado, desprezado,esquecido? Muitos ou talvez todos nós já passamos ou vamos passar por isso um dia. Não é castigo, nem destino e muito menos carma, é apenas uma lógica simples que rege os sentimentos e as relações afetivas.

Sentimentos são livres , naturais! Não tem como colocar num copinho e guardar na cabeceira da cama. Não é algo que se compra ou que é possível moldar. E tudo que fizermos no sentido de conter será em vão, porque as pessoas são o que são, sentem o que sentem e nada do que você possa dizer ou fazer irá mudar.

Se ela te respeitar, vai respeitar mesmo depois de você ter feito aquela grande besteira. Porque o respeito é humano e capaz de lidar naturalmente com as imperfeições. Mas se for um respeito forçado, em que a pessoa no fundo nem tem certeza de que você merece respeito, o primeiro deslize que cometer já será um motivo concreto para que ela não te respeite mais.

Se alguém te valoriza como pessoa, vai sempre pensar em suas qualidades antes dos defeitos. Dessa forma, as suas falhas serão facilmente perdoadas. Mas se você sempre se esforçou para ser valorizado, tentando acumular bônus de méritos para errar um dia e ser perdoado, melhor esquecer! Porque se um dia você sair da linha, o erro poderá ser irreparável para aquela pessoa. E isso independe da gravidade do que fez. O fato é que a pessoa no fundo pode nunca ter enxergado o seu valor, mesmo você tentando mostrar a todo custo.

Se você é amado verdadeiramente, mesmo que erre de vez enquando, não faça tudo tão perfeito e nem seja a pessoa mais exemplar do mundo, continuará sendo amado. Afinal, não existe pré-requisito para ser amado.Simplesmente acontece! E acredite, você vai continuar sendo amado até o dia em que a pessoa sentir que vale a pena. E esse "achar que vale a pena" é completamente subjetivo, por isso não há nada que você possa fazer pra intervir, além de amar também.

Mas se você não é amado, não adianta querer fazer com que o outro te ame a todo custo. Nem se doar de uma forma tão sobrenatural e deixar chegar ao ponto de que nem se fazer feliz você consegue mais. Também não adianta se auto-promover com boas ações nem confiar nos méritos acumulados.Nada disso vai adiantar! No momento em que a pessoa quiser ir, ela vai!Independente do que tenha feito ou de sua vontade.

Por isso ao invés de pedir pra ser amado, valorizado, respeitado, sinta! Primeiro se o que a pessoa está te oferecendo realmente está te fazendo feliz e segundo se o que está fazendo por ela é algo realmente espontâneo. E não lute para obter sentimentos, porque as pessoas assim como os sentimentos, vem e vão naturalmente, independente do esforço que faça para contê-las.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Repito aqui a resposta ao seus comentarios no meu blog: Obrigada pela cordial visita e elogios. Aproveito para expressar alguma opiniao sobre esse texto (que gostei). Bom porque expressa, alem de outras coisas, que em um relacionamento a postura de um não deve depender da do outro. Não importa a forma como o parceiro (a) escolhe agir (se é que me faço entender qdo digo isso), alguns princípios saudáveis, sim, devem ser mantidos a todos custo: respeito, obviamente, é um deles. Respeito pelo outro, mas fundamentalmente, por si mesmo (considerando-se aqui a extensão dessa premissa). Penso que isso acaba moldando muito do que vc é e será em um relacionamento. Me agrada ainda a ideia do "deixe ir aquilo que quer". Gosto mesmo. “Forçar a barra” é demais, algo insuportável, eu diria. Tanto para o lado que força, pelo desgaste emocional a que se submete, quanto para o lado que recebe, pelo desgaste a que acaba sendo submetido. Um contrassenso (gramática nova, por isso esses dois esses horríveis) total, mas infelizmente muito visto. Tbm acredito que não há absolutamente nada que se possa fazer, principalmente qdo a decisão é unilateral. Nesse momento, mais vale o esforço para compreender a necessidade que se tem à frente, do que se esforçar para tentar segurar, (prender?) a pessoa que quer ir. Pertinente o que vc escreveu. De minha parte, opto pelo seu posicionamento. Sempre acabo achando (aqui no meu achismo, rs) que o depois do “depois” vem sob a forma de recompensa: é qdo enxergamos que conseguimos ser íntegros com nós mesmos. Impossivel ser com o outro se nao comecamos por nos. Isso vale 10000 de pontos na escala do aprendizado exigido para quem busca algo saudável entre dois. ;)

    ResponderExcluir
  3. ...traigo
    sangre
    de
    la
    tarde
    herida
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    TE SIGO TU BLOG




    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...


    AFECTUOSAMENTE
    GIZELLE

    ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE CACHORRO, FANTASMA DE LA OPERA, BLADE RUUNER Y CHOCOLATE.

    José
    Ramón...

    ResponderExcluir